Nesta sexta-feira, 17 de maio, a prefeitura da Prata, por meio da Secretaria Municipal da Assistência Social, realizou uma caminhada em alusão ao mês de combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes.
A caminhada contou com a presença da Secretaria da Assistência Social, conselheiros tutelares, estudantes, professores, usuários dos Centros de Referência da Assistência Social (CRAS).
Com faixas e panfletos, os participantes alertaram a população sobre a importância de denunciar casos de abuso e exploração sexual infantil e como identificar essas ocorrências.
“Ao conscientizar a sociedade de que todos temos a responsabilidade de cuidar e proteger nossas crianças e adolescentes, estamos criando um ambiente onde a segurança e o bem-estar deles são prioridades de todos. Juntos, podemos trabalhar para um futuro onde nossas crianças e adolescentes estejam mais protegidos, com o apoio e cuidado da comunidade”, destacou a Secretária da Assistência Social Janean Salvador.
18 de maio
O dia 18 de maio é dedicado à conscientização dos cidadãos sobre a importância de combater e denunciar os crimes de abuso e exploração sexual. Nesta data, em 1973, a menina Araceli Crespo foi sequestrada, violentada e assassinada em um crime que chocou o Brasil. Araceli tinha apenas 8 anos e nunca voltou da escola para casa. O abuso e a exploração do corpo e da sexualidade de crianças e adolescentes – seja por força ou coerção – são crimes com penas de até 14 anos de prisão para o aliciador. Esses crimes envolvem crianças e adolescentes em atividades sexuais inadequadas para sua idade e desenvolvimento físico, psicológico e social. Para denunciar, basta ligar para o Disque 100 ou procurar o Conselho Tutelar mais próximo.