Embora todos digam estar apenas dedicando seu tempo ao envolvimento com soluções para os efeitos de suas diferentes bases nesta fase de Covid 19, mesmo assim já é possível identificar vários movimentos em torno de pré-candidatos à Câmara Federal atraindo perspectiva de forte disputa em 2022.
É preciso partir de um pressuposto em crescendo que é o projeto do deputado federal Efraim Filho, atual líder do DEM na Câmara Federal, de disputar a única vaga de senador no próximo ano na atualidade ocupada pela senadora Nilda Gondim remanescente do senador José Maranhão.
A dados de hoje ele não se manifesta pela reeleição, por isso mesmo seu filho, senador Veneziano Vital já está apoiando o Democrata para o Senado atraindo outros apoios.
É com essa vaga de Efraim que Vené trabalha entendimentos a favorecer Ana Claudia, candidata a Federal buscando algumas bases no interior com carimbo do DEM.
NOMES FORTES
Há uma constatação consensual: o deputado estadual Adriano Galdino, atual presidente da Assembleia Legislativa, seria nome fortíssimo se quisesse ser candidato a Federal como foram e venceram muitos ex-presidentes, mas por questão de fórum intimo ele ao invés de se candidatar está construindo as condições de seu irmão, Murilo Galdino, vir a ser o nome do grupo para Federal. É um executivo com habilidade no trato político.
Lá em Cabedelo, onde pontifica como vice-prefeito, Marsinho Lucena ensaia voos articulados para ser uma referência de disputa a partir da Grande João Pessoa sabendo do apoio estratégico do prefeito da Capital, Cícero Lucena, e especialmente da primeira dama, Lauremília, muito articulada nas bases populares.
Em sendo assim, diante de projeto dedicado 24 horas por dia está o destemido deputado estadual Ricardo Barbosa, atual presidente da CCJ, e com foco em bases que fortalecem e lhe animam.
Isto é tão forte em si, no estímulo da disputa, que já trabalha para sair do PSB. Ele estuda o Cidadania, partido do governador, o MDB e até o DEM.
Trocando em miúdos, ainda restam outros nomes novos na disputa Federal, entre eles o de Fábio Tyrone, prefeito de Sousa.
É isto. O tabuleiro começa a ser montado.