Menu fechado

Anater leva assistência técnica pelo Programa Brasil Mais Cooperativo

A Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (Anater) iniciou o ano de 2022 viabilizando Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) no âmbito do Programa Brasil Mais Cooperativo. As empresas vencedoras da Chamada Pública 004/2021 estão realizando a primeira atividade do cronograma que beneficiará mais de 200 empreendimentos da agricultura familiar. A iniciativa visa a qualificação comercial, geração de negócios, capacitação técnica e apoio na formulação de demandas por compras institucionais. A apresentação da política pública pela “Reunião de Sensibilização de Gestores e Agentes Públicos” abre a sequência de etapas.

 

O valor total do recurso para o chamamento é R$ 6 milhões de reais, distribuídos em lotes. Mais de dez entidades de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) foram selecionadas para prestar serviços nos seguintes estados: Amazonas (AM), Bahia (BA), Maranhão (MA), Minas Gerais (MG), Mato Grosso do Sul (MS), Paraíba (PB), Pernambuco (PE), Rio de Janeiro (RJ), Rio Grande do Norte (RN), Roraima (RR) e Tocantins (TO). A previsão é no mês de março seja iniciada a segunda etapa com a “Reunião de mobilização dos Empreendimentos”.

 

O Brasil Mais Cooperativo irá ampliar a aquisição de alimentos da agricultura familiar, por meio das políticas públicas do Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae) e Programa Alimenta Brasil (PAB), fornecidos por empreendimentos do setor. Para o alcance deste objetivo, as prefeituras e instituições públicas demandantes de gêneros alimentícios serão mobilizadas e assessoradas na elaboração de cardápios e editais de Chamadas Públicas que utilizem os produtos disponíveis na região.

 

Para atender à demanda gerada, os empreendimentos econômicos serão assessorados na elaboração de projetos e propostas de vendas e qualificação de produtos que atendam aos editais lançados. Os beneficiários precisam deter de Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP Jurídica) ou Cadastro Nacional da Agricultura Familiar (CAF), que substituirá a anterior.

 

A iniciativa objetiva ainda o cumprimento de metas do Contrato de Gestão, firmado entre a Anater e o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), na estratégia de implementar uma Ater que promova o desenvolvimento rural sustentável em âmbito nacional.

 

Cronograma de Atividades do Brasil Mais Cooperativo

 

São 13 etapas que compõem o cronograma de atividades: Reunião de Sensibilização de Gestores e agentes Públicos; Encontro municipal sobre PNAE e PAB; Reunião de mobilização dos Empreendimentos; Atendimentos individuais aos potenciais compradores; Cadastro e Diagnóstico produtivo, logístico e operacional; Reunião Regional de Nutricionistas com foco no PNAE; Curso sobre legislação e procedimentos de compras institucionais; Oficina de elaboração de cardápios e atendimento de normas nutricionais do PNAE e PAB; Elaboração de Plano de Trabalho de acesso ou ampliação de mercados; Atendimentos individual em Ater; Apresentação de Projetos / Propostas de Venda; Encontro de oportunidade de negócios e; Relatório de avaliação do projeto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *